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Política de Privacidade

O que acontece entre si e a Worten... fica entre si e a Worten

O futuro da tecnologia está mais transparente. Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, no dia 25 de maio de 2018, as empresas vão ter mais responsabilidades no tratamento dos dados pessoais dos seus clientes e utilizadores dos seus sites, Apps e outras plataformas digitais em que estejam presentes.

Na Worten, reafirmamos o nosso compromisso com o respeito pela sua privacidade e com a proteção dos seus dados pessoais. 

1. O que são dados pessoais e que categorias de dados tratamos na Worten?

O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados estabelece uma definição mais abrangente do conceito de dado pessoal. Um dado pessoal é qualquer informação, independentemente da sua natureza e do suporte em que se apresente, capaz de identificar uma pessoa. São exemplos de categorias de dados pessoais tratados pela Worten:

Categorias de dados pessoais

Exemplos

Dados de identificação e contacto

Nome, número do documento de identificação, número de identificação fiscal (NIF), idade, data de nascimento, contacto telefónico, email, morada, dados de pagamento, identificadores eletrónicos (credenciais de login digital), etc.

Relação com a Worten

Histórico de produtos e serviços que pesquisou, comprou ou subscreveu

Perfil

Gostos, interesses e preferências, na sua relação com a Worten

2. Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?

As entidades responsáveis pelo tratamento dos seus dados pessoais são a Worten – Equipamentos para o Lar, S.A., a Worten España Distribución, S.L., e a Worten Canarias, S.L., designadas como Worten.

3. Em que situações é que tratamos os seus dados pessoais?

Na Worten procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais mediante o seu consentimento, quando faz uma compra, quando contrata um serviço ou quando utiliza o nosso site. Este tratamento pode ser feito oralmente, por escrito ou através do nosso site.

4. Para que finalidades tratamos os seus dados pessoais?

A Worten garante que os seus dados pessoais são tratados apenas para as finalidades que lhe foram comunicadas no âmbito dos programas ou serviços específicos. A título de exemplo, a Worten trata os dados para as finalidades a seguir indicadas

Finalidade

Exemplos

Programa Cliente Worten

A Worten trata dados de identificação, histórico de compras de artigos ou serviços, perfil de cliente e comunicação de campanhas.

Marketing Direto

Comunicação de novidades, oportunidades ou campanhas à generalidade dos clientes.

Entregas ao Domicílio

A Worten trata dados de identificação, dados de contacto e morada do cliente.

Cumprimento de obrigações fiscais

A Worten mantém dados de transação pelo período obrigatório por lei.

5. Com que base tratamos os seus dados pessoais?

Estas são as circunstâncias que nos permitem tratar os seus dados pessoais:

O seu consentimento expresso

seja por escrito, ou oralmente, por exemplo, para efeitos de marketing direto, para que receba emails ou mensagens SMS, por parte da Worten

A execução de um contrato

que celebrou com a Worten, como por exemplo, um contrato de compra e venda de produtos ou serviços adquiridos à Worten

O cumprimento de uma obrigação legal

O interesse legítimo da Worten

por exemplo, para efeitos de melhoria da qualidade do serviço prestado

A Worten compromete-se a tratar os seus dados pessoais de forma a garantir a confidencialidade, a segurança e a proteção desses dados contra o seu tratamento não autorizado ou ilícito e contra a sua perda, destruição ou dano.

6. Por quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?

A Worten retém os seus dados pessoais apenas pelo período de tempo estritamente necessário para executar a finalidade para a qual os recolheu ou, consoante o caso, até que exerça o seu direito de oposição ou direito de apagamento. Decorrido esse período de conservação, a Worten elimina os seus dados pessoais.

7. A quem transmitimos os seus dados pessoais?

Sempre que necessário a Worten poderá transmitir os seus dados pessoais a terceiros – empresas parceiras da Worten, por exemplo, empresas transportadoras de mercadorias – apenas e exclusivamente para efeitos de execução de um serviço que contratou, como a entrega de um produto ao domicílio. Os seus dados pessoais podem também ser comunicados, no cumprimento da lei, a entidades do Estado, como a Autoridade Tributária.

8. Quais os seus direitos de proteção de dados pessoais e como pode exercê-los?

Direitos

Em que consistem

Direito de acesso à informação

Pode obter a confirmação de quais os seus dados pessoais tratados pela Worten, bem como a respetiva informação acerca das finalidades do tratamento ou dos prazos de conservação desses dados.

Direito de retificação

Pode pedir a alteração dos seus dados pessoais que estejam incorretos ou incompletos

Direito de apagamento

Pode pedir o apagamento dos seus dados pessoais, desde que não se verifiquem imposições legais para a sua conservação.

Direito à portabilidade

Pode receber os dados pessoais que nos forneceu de forma estruturada em formato digital de leitura automática.

Direito de oposição

Pode opor-se ou retirar o consentimento que deu anteriormente a um tratamento dos seus dados pessoais.

Direito à limitação do tratamento

Pode pedir a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, sob a forma de:

1. Suspensão do tratamento;

2. Limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.

Direito a não ficar sujeito a decisões individuais automatizadas

Pode pedir para não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automático. Estas decisões estão relacionadas com a definição de perfis de consumo por parte da Worten, com base nos seus gostos, interesses e preferências, histórico de pesquisas e compras, etc., nomeadamente para prestar um serviço de qualidade e adequar as comunicações de marketing.

Veja aqui a nossa politica de privacidade completa:

1. Enquadramento

A presente Política de Privacidade estabelece o compromisso da Worten com os seus Clientes, em matéria de proteção de dados pessoais, visando reforçar e consolidar a sua relação de confiança e proximidade. Através desta Política de Privacidade, a Worten informa os seus Clientes relativamente aos tratamentos que realiza com os seus dados, bem como os direitos que lhes reconhece, enquanto titulares de dados pessoais. A Worten atua no estrito cumprimento dos princípios descritos nesta política, do Regulamento (UE) 2016/679 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – RGPD) e da legislação de proteção de dados aplicável, em todas as atividades de tratamento de dados pessoais que sejam da sua responsabilidade. A Worten trata dados pessoais através de vários meios operacionais e técnicos que servem de suporte às atividades dos seus processos de negócio.

a) Objetivos

A Política de Privacidade, como instrumento de comunicação, tem como principais objetivos:
– Reforçar e consolidar a relação de confiança e proximidade da Worten com os seus Clientes;
– Demonstrar transparência no tratamento de dados pessoais realizados pela Worten;
– Informar os Clientes dos seus direitos, enquanto titulares de dados pessoais, e da forma como podem exercê-los;
– Informar os Clientes sobre os Responsáveis da Worten a quem podem solicitar o exercício dos seus direitos, ou esclarecer como são tratados os seus dados pessoais;

b) Âmbito de aplicação

A Política de Privacidade aplica-se, exclusivamente, ao tratamento de dados pessoais efetuados pela Worten, no contexto das finalidades previstas. Para efeitos desta Política de Privacidade, considera-se dado pessoal toda e qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É identificável o Cliente que possa ser identificado direta ou indiretamente, nomeadamente através de um número de identificação ou através de características específicas da sua identidade física, fisiológica, genética, cultural ou social.

2. Política de Privacidade

a) O nosso compromisso

A proteção dos seus dados pessoais é uma prioridade para a Worten. Assumimos o compromisso de apenas tratar os seus dados pessoais que sejam estritamente necessários para lhe prestar os melhores serviços, garantindo transparência na informação e aplicação das melhores práticas, no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais. Sempre que os seus dados pessoais sejam tratados por entidades contratadas, a Worten exigirá que estas entidades apresentem o mesmo nível de garantia de privacidade e segurança em matéria de proteção de dados pessoais. Queremos merecer a sua confiança e que sinta que os seus dados pessoais estão seguros connosco, pois estaremos sempre comprometidos em proteger a sua privacidade, assumindo, com grande seriedade e empenho, as nossas responsabilidades no que respeita à proteção dos seus dados pessoais. Sempre que tiver qualquer dúvida sobre o tratamento dos seus dados pessoais, estaremos disponíveis para o ajudar, através do formulário disponível na área de privacidade do nosso website, ou de outros meios que lhe disponibilizamos.

b) Que dados pessoais utilizamos e para que é que os utilizamos?

A Worten assume o compromisso de apenas tratar os dados pessoais estritamente necessários para cada processo.
Exemplificando alguns destes:

i.Denúncias

Necessitaremos dos seus dados de identificação para o tratamento e respetivo seguimento de denúncias efetuadas de forma não anónima;

ii.Reparações

Necessitaremos, igualmente, dos seus dados de identificação (nome, e-mail e número de telemóvel e morada), para podermos garantir a reparação dos seus equipamentos;

iii.Inquéritos de Satisfação

Necessitamos de utilizar os seus dados de identificação (nome, e-mail e número de telemóvel) para, no âmbito do contrato de compra e venda e/ou de prestação de serviços, recolhermos informação sobre a sua satisfação e, nesse sentido, podermos proporcionar a melhor experiência ao Cliente.

c) Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?

Apenas conservamos os seus dados pessoais durante o período estritamente necessário para cumprir os objetivos acima identificados, dentro dos limites legais. Terminado o prazo de conservação definido, a Worten compromete-se a eliminar, destruir ou anonimizar os seus dados pessoais. De uma forma geral, a Worten conserva dados de transações durante um período de 10 anos, sendo este o prazo definido por lei, bem como o prazo máximo razoável de vida útil dos nossos equipamentos. Relativamente à videovigilância, apenas conservamos os seus dados pessoais pelo prazo de 30 dias, por imposição legal. Poderá solicitar-nos informações adicionais relativamente aos períodos de conservação dos seus dados pessoais, através do formulário disponível na área de privacidade do nosso website.

d) Com quem podemos partilhar os seus dados pessoais?

Procederemos à transmissão dos seus dados pessoais à Autoridade Tributária, por imposição legal. A Worten não partilha, em caso algum, os seus dados pessoais com outras empresas ou marcas, para outros fins comerciais.

e) Quais são os seus direitos e como poderá exercê-los?

Por regra, o titular de dados pessoais tem os seguintes direitos, em matéria de proteção de dados: direito de acesso, direito de retificação, direito de apagamento, direito de limitação, direito de portabilidade, direito de oposição e direito de não ficar sujeito a decisões automatizadas. Nos casos em que tenha prestado consentimento para determinado tratamento dos seus dados pessoais, poderá retirá-lo a todo o tempo. Para exercer qualquer um destes direitos, deverá fazê-lo através do formulário disponibilizado pela Worten, em https://www.worten.pt/formulario-de-exercicio-de-direitos. A Worten procederá à análise cuidada dos pedidos, avaliando a sua legitimidade e pertinência, comprometendo-se a dar resposta em tempo oportuno. Caso necessite, o titular de dados pessoais poderá, ainda, contactar o Encarregado de Proteção de Dados através do endereço: Worten.RGPD@worten.pt e apresentar reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

f) Como protegemos os seus dados pessoais?

Dispomos de uma diversidade de medidas de segurança da informação, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, de modo a proteger os seus dados pessoais, incluindo controlos tecnológicos, medidas administrativas, técnicas, físicas e procedimentos que garantem a proteção dos seus dados pessoais, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida, ou a sua destruição não autorizada. Assumimos, em matéria de segurança da informação, o mesmo compromisso de melhoria contínua pelo qual nos pautamos na nossa atividade diária.

Entre outras, destacamos as seguintes medidas:

i. Acesso restrito aos seus dados pessoais; 

ii. Armazenamento e transmissão de dados pessoais de forma segura;

iii. Proteção dos sistemas de informação através de dispositivos que impedem o acesso não autorizado aos seus dados pessoais;

iv. Implementação de mecanismos que garantem a salvaguarda da integridade e da qualidade dos seus dados pessoais;

v. Monitorização permanente dos sistemas de informação, com o objetivo de prevenir, detetar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais;

vi. Redundância de equipamentos de armazenamento, processamento e comunicação de dados pessoais, para evitar perda de disponibilidade.

g) Atualizações a esta Política de Privacidade

A presente Política de Privacidade pode ser revista e atualizada, será objeto de divulgação através do nosso website aqui.